sexta-feira, 30 de novembro de 2012

NASA encontra água em Mercúrio


A hipótese da NASA de que existe água em Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol, ganhou mais evidências para se sustentar. De acordo com a agência, o planeta realmente conta com grandes quantidades de água em sua superfície.


Água em Mercúrio

Como isso seria possível, já que o planeta está bem próximo do Sol? De acordo com a NASA, a sonda Messenger detectou baixíssimas temperaturas nos polos do planeta, além de ter descoberto materiais voláteis e o que pode ser gelo nas crateras polares.

Isso acontece pelos polos nunca receberem raios solares, pois Mercúrio quase não tem eixo de inclinação durante seu movimento de rotação. Este ângulo representa apenas 1 grau. Ou seja, os polos do planeta permanecem no escuro e com baixas temperaturas.
Possíveis vestígios de vida

Essas camadas de gelo, segundo a NASA, contam com um material escuro que os cobrem. E algumas hipóteses é de que eles podem ser feitos de material orgânico. Ou seja, algo semelhante ao que fez com que surgisse vida na Terra.

De acordo com alguns cientistas da agência, estes materiais podem ter se formado por meio de colisão entre planetas, cometas ou asteroides, como a famosa teoria do Big Bang.

Fonte R7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário